O São Paulo Futebol Clube entrou em estado de alerta com a votação marcada para outubro que pode redefinir o cenário político a caminho das eleições presidenciais de 2026. Depois de quatro anos e nove meses de mandato, conselheiros ocupantes de cargos no clube correm o risco de demissão caso rejeitem a proposta do chamado Fundo de Cotia, considerado decisivo para a atual gestão de Julio Casares.
Hoje, o Conselho Deliberativo conta com 255 membros — de um total possível de 260 — e precisa de maioria simples para aprovar o projeto. São, portanto, necessários 128 votos. De acordo com bastidores, a margem tende a ser apertada, superando em tensão todas as votações recentes do colegiado.
Consequências imediatas
Se a proposta não passar, a direção estuda mudanças imediatas em cargos de alto e médio escalão, numa espécie de “dança das cadeiras” que atingiria quem se posicionar contra o plano. Essa medida, segundo interlocutores, serviria para rearrumar a base aliada de olho na sucessão de 2026. Quem ficar de fora da linha de apoio deverá ter caminho dificultado para participar das chapas majoritárias no próximo pleito.
Grupos na disputa
Até o momento, a situação de Casares conta com o respaldo de Olten Ayres Jr., presidente do Conselho Deliberativo, além dos grupos ligados a Chapecó, Douglas e Dedé. A postura de Roberto Natel Belmonte, vice-presidente de futebol, é vista como incógnita. Há relatos de aproximação dele com setores da oposição, movimento que pode alterar o equilíbrio de forças.
Também levantam dúvidas os votos de Marcelo Pupo e de blocos historicamente contrários às propostas da diretoria. Caso o “não” prevaleça, o último ano de gestão poderá ser marcado por disputas internas intensas, com reflexos diretos no ambiente externo do clube.
Próximos passos
Independente do resultado, a votação de outubro será termômetro para medir o peso de cada corrente política às vésperas do ciclo que, em abril de 2026, elegerá cem novos conselheiros e definirá os protagonistas da corrida presidencial.

Imagem: alexandrezanquetta
Para quem acompanha o mercado esportivo, entender o histórico de decisões políticas do clube ajuda a analisar cenários de investimento. Já os torcedores que gostam de estatísticas podem conferir as opções de apostas esportivas sobre o desempenho do Tricolor. E, se você busca atualizações em tempo real, visite também a página inicial da Futebol Market para acessar as últimas manchetes.
O desfecho dessa votação poderá antecipar alianças e rivalidades que se estenderão até 2026. Fique atento às atualizações e acompanhe cada capítulo dessa disputa no Futebol Market.
CTA: Quer receber todas as novidades sobre bastidores do Tricolor? Assine nossas notificações e não perca nenhuma movimentação política do São Paulo FC.
Com informações de São Paulo Blog