Luto no futebol feminino: ex-técnico do Liverpool, Matt Beard, morre aos 47 anos

Leonardo Monteiro

Liverpool (Inglaterra) – O futebol feminino perdeu nesta segunda-feira (10) um de seus nomes mais vitoriosos. Matt Beard, ex-treinador do Liverpool Women, morreu aos 47 anos, conforme confirmou o clube da Women’s Super League (WSL).

Carreira marcada por títulos e retornos

Beard conduziu o Liverpool a dois títulos consecutivos da WSL, em 2013 e 2014. Distante da equipe por alguns anos, o técnico voltou a Anfield em 2021, conquistou o acesso à elite inglesa na temporada seguinte e colocou o time na sétima posição em seu retorno à primeira divisão. A segunda passagem terminou em fevereiro deste ano, quando foi demitido.

Antes e depois do Liverpool, o treinador acumulou experiências em diversas equipes: Millwall Lionesses, Chelsea, West Ham, Boston Breakers (Estados Unidos) e um período interino no Bristol City. Em junho, assumiu o Burnley, mas deixou o cargo dois meses depois.

Homenagens e partidas adiadas

Em nota oficial, o Liverpool elogiou “um profissional extremamente dedicado, íntegro e caloroso”. O irmão do técnico, Mark Beard, descreveu Matt como “o homem mais incrível e carinhoso”. A Federação Inglesa (FA) destacou o papel do treinador como “figura chave” no crescimento do futebol feminino.

A WSL publicou mensagem de condolências, ressaltando a importância de Beard para o desenvolvimento da modalidade. Já o Burnley informou que a partida do time feminino contra o West Bromwich, válida pela Women’s National League, foi adiada.

Repercussão entre atletas e treinadores

Figuras de peso manifestaram pesar nas redes sociais. Emma Hayes, ex-técnica do Chelsea, afirmou estar “arrasada” e chamou Beard de “um dos melhores seres humanos”. Entre as jogadoras, Gilly Flaherty, que trabalhou com ele em West Ham e Liverpool, disse que o ex-treinador era “o melhor amigo e comandante que poderia ter”. Alessia Russo (Arsenal e seleção inglesa) e Toni Duggan (Everton) também prestaram tributos.

Conhecido como “Beardy”, o londrino tinha fama de ser direto à beira do gramado e afável fora dele. Costumava comemorar vitórias com torcedores e colegas, e era lembrado por sempre mencionar os filhos em entrevistas.

Luto no futebol feminino: ex-técnico do Liverpool, Matt Beard, morre aos 47 anos - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Com a morte de Matt Beard, o futebol feminino perde um dos seus principais arquitetos na caminhada rumo à profissionalização. Clubes, atletas e torcedores seguem enviando mensagens de apoio à família.

Para acompanhar outras notícias do esporte, visite a seção de Notícias do nosso site. Se você quer entender melhor o impacto dessas ausências nas competições, confira nossa análise em Apostas Esportivas. E, para se manter atualizado sobre as próximas partidas da WSL, acesse a página inicial do Futebol Market.

Continue navegando e fique por dentro de todas as movimentações do futebol feminino e masculino.

Com informações de BBC Sport

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Futebol Market
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.