O Cruzeiro volta a cruzar caminho com Fernando Diniz neste sábado (27), às 18h30, em São Januário, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será o primeiro duelo contra o treinador desde a passagem dele pela Raposa, encerrada em janeiro deste ano após sequência de resultados negativos, polêmica nos bastidores e aproveitamento de apenas 35% em 20 partidas.
Chegada cercada de expectativa
Diniz foi contratado em setembro de 2024, 24 horas depois da demissão de Fernando Seabra, então oitavo colocado do Brasileirão. O técnico chegou respaldado pelo empresário Pedro Lourenço, novo controlador da SAF, mas enfrentou desconfiança de parte da torcida por ter sido desligado do Fluminense quando o time ocupava a zona de rebaixamento.
Metas, vice continental e queda de rendimento
Sem a possibilidade de pedir reforços, já que a janela estava fechada, Diniz herdou elenco que havia recebido investimento de cerca de R$ 200 milhões. O objetivo da diretoria era assegurar vaga na Libertadores de 2026. A primeira vitória veio somente no sétimo jogo, contra o Lanús, garantindo lugar na final da Sul-Americana. A taça, porém, ficou com o Racing, que venceu por 3 a 1. No Brasileirão, a equipe somou somente 10 pontos nas 11 rodadas finais e terminou na nona posição, fora do G-6.
Polêmica interna e permanência temporária
Após o vice continental, rumores sobre a demissão do treinador se intensificaram. Diniz criticou publicamente o então CEO de futebol, Alexandre Mattos, por ser informado da possível saída pela imprensa. Ele acabou mantido após reunião com Pedro Lourenço, que destacou relação pessoal com o comandante.
Mercado agitado e despedida no Mineiro
No fim do ano, a diretoria contratou nove jogadores, entre eles Dudu, Fabrício Bruno e Gabigol. Alguns nomes não foram validados pelo treinador. Em janeiro, a equipe empatou amistosos contra Atlético-MG e São Paulo nos Estados Unidos, venceu o Tombense, mas tropeçou diante de Athletic Club e Betim no Campeonato Mineiro. A demissão veio após a terceira rodada do estadual.
Ao todo, Diniz somou quatro vitórias, nove empates e sete derrotas no clube. O português Leonardo Jardim assumiu em seguida, reorganizou a equipe e hoje disputa a liderança do Brasileirão.

Imagem: Internet
A partida em São Januário será o reencontro entre as partes e pode impactar diretamente a luta do Cruzeiro pelo topo da tabela. Para acompanhar mais detalhes sobre a preparação celeste, confira a editoria de notícias do nosso site. Veja também as últimas cotações de apostas esportivas para o jogo e, se quiser relembrar a campanha cruzeirense no torneio continental do ano passado, acesse o especial em Cruzeiro na Sul-Americana.
Continue acompanhando as atualizações do Brasileirão aqui no Futebol Market e receba alertas sobre escalações, resultados e mercado da bola.
Com informações de ge.globo.com