Liga R360 provoca reação dura: jogadores da NRL ficarão suspensos por 10 anos

Leonardo Monteiro

Sydney (AU) – A Comissão Australiana de Rugby League (ARLC) anunciou que qualquer atleta da National Rugby League (NRL) que assinar com a recém-criada liga R360 ficará proibido de atuar em competições organizadas pela entidade por um período de 10 anos.

Decisão preventiva

O presidente da ARLC, Peter V’Landys, classificou o projeto internacional como “contrabando” do rugby e afirmou que a medida foi tomada após ouvir as 17 franquias da NRL. “Infelizmente, sempre existirão iniciativas que tentam piratear o nosso esporte sem investir no desenvolvimento de base”, declarou.

Como será a R360

Com lançamento previsto para outubro de 2026, a R360 pretende reunir entre seis e oito equipes masculinas e quatro femininas, distribuídas em grandes centros urbanos ao redor do mundo. O modelo oferece contratos de alto valor e um calendário reduzido para seduzir atletas de rugby league e rugby union.

Jogadores sondados

Entre os nomes abordados estão Roger Tuivasa-Sheck, atualmente no New Zealand Warriors, além de Ryan Papenhuyzen, Zac Lomax, Payne Haas e Jye Gray. Tuivasa-Sheck confirmou ter mantido conversas iniciais com representantes da nova liga.

Pressão também no rugby union

Oito potências do rugby union, incluindo a própria Austrália, anunciaram na semana passada que atletas que aderirem ao projeto ficarão impossibilitados de disputar partidas internacionais. A R360 respondeu dizendo que pretende “trabalhar em conjunto” com o calendário global e liberar jogadores para as datas de seleções.

Investidores e próximos passos

A liga é cofundada pelo ex-campeão mundial inglês Mike Tindall e conta com financiamento de investidores privados. De acordo com Mark Spoors, copresidente-executivo da R360, a proposta tem como objetivo “empoderar os jogadores” e atrair uma nova geração de fãs. A organização planeja apresentar seu plano oficial ao conselho da World Rugby no próximo ano em busca de aprovação formal.

Com a sanção de uma década em vigor, a decisão da ARLC eleva a pressão sobre atletas que cogitam migrar para a nova competição e deve intensificar as negociações nos bastidores até 2026.

Com informações de BBC Sport

Se você gosta de acompanhar movimentações de mercado, confira também nossa categoria de notícias para ficar por dentro das mudanças no esporte.

Interessado em odds e prognósticos? Visite a seção de apostas esportivas e veja as melhores oportunidades da rodada.

Para outras coberturas exclusivas, navegue pela página inicial do Futebol Market e explore nossos conteúdos.

Este foi um resumo completo sobre a possível suspensão de atletas que aderirem à liga R360. Continue acessando o Futebol Market para mais atualizações e não perca nenhuma novidade do mundo esportivo!

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Futebol Market
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.