Rio de Janeiro – A delegação da Ades Equilibrium/Projeto Luta Baixada/Fupes, de Santos, voltou do Campeonato Sul-Americano de Wrestling com sete medalhas, após quatro dias de disputas na capital fluminense.
Dos 11 atletas inscritos, cinco subiram ao pódio em provas individuais. A revelação Mayara Neper levou dois ouros: um na categoria sub-17 WW 69 kg e outro na sub-20 WW 68 kg. Na sênior, Calebe Correa Ferreira assegurou a prata na GR 77 kg, enquanto Guilherme Evangelista Dias faturou o bronze na GR 130 kg, já em sua segunda participação nesse peso – antes competia na 97 kg. Fechando a lista, Maria Paula Dechico Satiro obteve bronze na sub-20 WW 53 kg.
A equipe nacional também contou com santistas na disputa por seleções. João Vitor de Jesus integrou o time masculino que conquistou ouro, e a própria Mayara somou uma prata pelo feminino.
Desempenho elogiado pela comissão técnica
O coordenador técnico Tharin Polheim Alves destacou o momento de Mayara e Calebe, que recentemente estiveram no Mundial, e comentou a adaptação de peso de Guilherme. Ele lamentou, porém, a lesão de Juliana Neper (irmã de Mayara) logo no primeiro combate, problema no joelho que exigirá exames.
“Nossa equipe foi muito bem, mesmo sem alcançar todas as metas de pódio”, afirmou o treinador. “Agora vamos ajustar detalhes, porque em novembro teremos o Brasileiro em todas as categorias. Na classe sênior, a competição vale vagas para o Pan-Americano nos Estados Unidos.”
Calendário apertado até o fim do ano
Além do Brasileiro sub-17, sub-20, sub-23 e sênior, o grupo tem pela frente os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Uberlândia, em outubro, e, na sequência, os Jogos Abertos do Interior.

Imagem: Internet
Atletas santistas no Sul-Americano
Sênior: Erivan Constantino Rocha (GR 60 kg), João Vitor de Jesus (GR 67 kg), Calebe Correa Ferreira (GR 77 kg), Jhonathan Dechico Satiro (GR 77 kg), Gabriel Santo Renan (FS 74 kg), Gustavo Henrique Melo (FS 65 kg), Julia Souza de Oliveira (WW 62 kg), Juliana Neper (WW 62 kg), Guilherme Evangelista Dias (GR 130 kg).
Sub-20: Jhonathan Dechico Satiro (GR 77 kg), Maria Paula Dechico Satiro (WW 53 kg), Mayara Neper (WW 58 kg).
Sub-17: Mayara Neper (WW 59 kg).
Quer saber mais sobre o desempenho de brasileiros em torneios internacionais? Confira outras notícias esportivas no portal. Para entender como conquistas em competições influenciam as apostas esportivas, visite nossa seção especial. E se deseja acompanhar a preparação para o Pan-Americano, acesse o artigo sobre a seleção brasileira de wrestling.
Com ênfase no trabalho de base e resultados expressivos, a Ades Equilibrium/Projeto Luta Baixada/Fupes reforça a tradição santista nos tapetes. Continue acompanhando o portal para não perder nenhuma atualização sobre as próximas competições.
Com informações de ge.globo.com