Ícone das piscinas, Ariarne Titmus encerra carreira aos 25 anos após quatro ouros olímpicos

Leonardo Monteiro

Ariarne Titmus, dona de quatro medalhas de ouro olímpicas, anunciou nesta quarta-feira (16) que está se aposentando da natação competitiva aos 25 anos. A australiana comunicou a decisão por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais.

Virada após susto de saúde

A atleta revelou que a escolha foi influenciada pela cirurgia a que se submeteu antes dos Jogos de Paris-2024, quando médicos removeram dois tumores benignos de seu ovário direito. “Foi a primeira vez que parei para pensar em coisas fora da natação”, afirmou.

Titmus disse ter aproveitado o período de descanso depois de Paris para refletir sobre prioridades pessoais, concluindo que objetivos fora do esporte agora pesam mais.

Marcas históricas

Em Paris, a nadadora conquistou seu terceiro ouro individual, vencendo os 400 m livre em uma prova apelidada de “corrida do século”, superando a norte-americana Katie Ledecky e a canadense Summer McIntosh, ambas ex-recordistas mundiais. Com o feito, tornou-se a primeira australiana desde Dawn Fraser (1964) a ganhar ouro em uma mesma prova em edições consecutivas dos Jogos.

Ao longo da carreira, a atleta soma 33 medalhas internacionais: oito olímpicas (quatro ouros, três pratas e um bronze) e quatro títulos mundiais. Titmus deixa as piscinas como recordista mundial dos 200 m livre.

Gratidão a Ledecky

No anúncio, a nadadora citou Ledecky como principal motivação: “Para ser campeã olímpica, eu precisava bater a maior de todos os tempos. Sem enfrentar a Katie, não seria a atleta que me tornei”. Ela lembrou especialmente o primeiro ouro, em Tóquio-2020, quando venceu a norte-americana nos 400 m livre.

Planos para o futuro

Fora d’água, Titmus pretende investir em transmissões esportivas, palestras e iniciativas voltadas a jovens nadadores de regiões rurais, causa que sempre defendeu. Em 2025, foi eleita Jovem Australiana do Ano na Tasmânia, onde cresceu.

A retirada da atleta marca o fim de um dos ciclos mais vitoriosos da natação de fundo. Ainda sem apontar substitutos, a Federação Australiana agradeceu à campeã e ressaltou que as portas permanecem abertas para colaborações.

Quer saber como esse anúncio pode influenciar mercados esportivos? Veja nossas análises de apostas esportivas. Para acompanhar outras movimentações olímpicas, acesse a seção de notícias. E, se é novo por aqui, confira também a página inicial do Futebol Market com cobertura completa de esportes.

Fique ligado no Futebol Market para atualizações sobre a natação australiana e demais modalidades. Siga-nos e não perca as próximas manchetes.

Com informações de The Guardian

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Futebol Market
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.