São Paulo (SP) – Mesmo atuando boa parte do jogo com dois jogadores a menos, o Corinthians derrotou o Jabaquara por 3 a 2 na tarde desta terça-feira, 12 de agosto, pela última rodada da fase inicial do Campeonato Paulista Sub-20. A partida, realizada no Estádio Alfredo Schürig, marcou a estreia de William Batista no comando técnico da equipe alvinegra.
O resultado confirmou a classificação corinthiana em primeiro lugar no grupo, enquanto o Jabaquara se despediu do torneio. O Timãozinho aguarda agora a tabela da próxima fase a ser divulgada pela Federação Paulista de Futebol, único compromisso restante do sub-20 na temporada.
Primeiro tempo de domínio corinthiano
A equipe da capital iniciou a partida pressionando pelas laterais e abriu o placar aos 17 minutos. Após finalização de longa distância de Luiz Fernando, o goleiro Yuri rebateu para o centro da área e Léo Agostinho apareceu livre para completar: 1 a 0.
O Jabaquara respondeu imediatamente. Wilson cruzou rasteiro para Girotto, que bateu de primeira para fora. Minutos depois, Inácio chegou a balançar a rede, mas a arbitragem anulou por impedimento.
O segundo gol corinthiano saiu em lance incomum. Léo Agostinho arriscou da entrada da área, a bola saiu fraca e, mesmo assim, passou entre as pernas de Yuri, ampliando a vantagem aos 28 minutos. Na sequência, o terceiro veio em jogada pela esquerda: cruzamento de Luiz Fernando na cabeça de Gabriel Caipira, que testou no canto.
Aos 35, o cenário começou a se complicar para o mandante. Yago atingiu Alector com o braço e recebeu cartão vermelho direto, deixando o Corinthians com dez atletas até o intervalo.
Reação do Jabaquara após as expulsões
William Batista promoveu a entrada de Drude na vaga de Gustavo Baiano para recompor o setor defensivo, mas o Jabaquara aproveitou a superioridade numérica. Logo aos 7 minutos, cobrança de falta alçada na área encontrou Arthur, que cabeceou sem chances para Matheus Corrêa: 3 a 1.
Buscando controlar o meio-campo, o treinador alvinegro substituiu Fernando Vera e Thomas Lisboa por Lorenzo e Luiz Eduardo. Ainda assim, a equipe da Baixada Santista manteve a pressão e conseguiu diminuir novamente aos 23 minutos. Alector roubou bola de Luiz Fernando, avançou livre, driblou o goleiro e empurrou para as redes, colocando fogo no confronto: 3 a 2.

Imagem: meutimao.com.br
O panorama piorou aos 33, quando Jonathan, que acabara de entrar, cometeu falta dura e também foi expulso, deixando o Corinthians com nove jogadores. Os minutos finais foram de ataque contra defesa. Girotto, Arthur e Thiaguinho tentaram empatar, mas pararam nas defesas de Matheus Corrêa e nos cortes da zaga.
Administração da vantagem e vitória confirmada
Mesmo em desvantagem numérica, o Timãozinho conseguiu reter a bola em alguns momentos e quase fez o quarto gol duas vezes com Luiz Fernando. No primeiro lance, cabeceou para fora; no segundo, finalizou cruzado rente à trave direita. Do outro lado, o Jabaquara insistiu em cruzamentos, porém não conseguiu furar a marcação corinthiana até o apito final do árbitro Vinicius Pinto Tonollo.
Escalações
Corinthians – Matheus Corrêa; Gabriel Caipira, Fernando Vera (Lorenzo), Rodrigo Richard, Gustavo Baiano (Drude); Thomas Lisboa (Luiz Eduardo), Yago, Robert Lopes; Luiz Fernando, Léo Agostinho e Nicolas Araújo. Técnico: William Batista.
Jabaquara – Yuri; Wilson, Medeiros, Gustavo, Hatz; Amaral, Danilo, Alector; Thiaguinho, Inácio e Girotto. Técnico: Adriano Piemonte.
Próximos passos
Com a vitória, o Corinthians encerrou a primeira fase do Paulista Sub-20 na liderança do grupo e aguarda a definição do calendário da etapa seguinte. Já eliminado, o Jabaquara despede-se da competição.