Coventry City assume controle da CBS Arena e inicia nova era financeira

Leonardo Monteiro

O Coventry City Football Club oficializou a compra do Coventry Building Society Arena (CBS Arena), encerrando anos de incerteza sobre o futuro do estádio e garantindo, segundo a diretoria, “estabilidade de longo prazo” para a equipe.

O acordo foi firmado com o grupo varejista Frasers Group, proprietário do complexo desde 2022, quando o empresário Mike Ashley pagou 17 milhões de libras para assumir o local. O valor desembolsado agora pelo clube não foi revelado, mas o presidente e acionista majoritário Doug King lembrou que, há dois anos, chegou a apresentar uma proposta de 25 milhões de libras que acabou rejeitada pela Justiça por ter sido protocolada fora do prazo.

“Momento de orgulho”

Doug King classificou a operação como um “momento de orgulho” para a agremiação fundada em 1883. “Não se trata apenas de uma transação, mas de uma declaração de ambição e de fé em Coventry. A partir de hoje, podemos proteger o clube não só para o presente, mas para as próximas gerações”, afirmou.

Com a conclusão do negócio, o Coventry City passa a ser proprietário de seu estádio pela primeira vez desde a saída de Highfield Road, em 2005. Desde então, os torcedores enfrentaram quatro donos diferentes de estádio, quatro casas temporárias e três grupos de gestão do clube, além de sucessivos protestos.

Contrato de locação seria encerrado em 2028

Antes da compra, o contrato de locação do Sky Blues para atuar no CBS Arena expiraria ao fim da temporada 2027/28. A possibilidade de construir uma nova arena de 40 mil lugares no terreno do Butts Park Arena chegou a ser estudada recentemente, mas foi considerada “inviável” pelo presidente do Coventry Rugby Club, proprietário da área.

Agora, com a posse do estádio, King pretende direcionar investimentos para modernizar instalações, melhorar a experiência do torcedor e ampliar ações comunitárias. “Como proprietários, podemos investir em instalações, no conforto do público e em oportunidades para a cidade”, destacou.

Repercussão entre torcedores

Mark Smith, apresentador do podcast All Things Sky Blue, descreveu a notícia como “monumental”. “O estádio foi construído para o Coventry City. Finalmente podemos dizer que é nosso. Espero que esse passo ajude o clube a voltar à Premier League”, comentou.

A estreia da nova fase ocorre já neste sábado, às 15h (horário local), contra o Queens Park Rangers. Coincidentemente, o QPR foi o primeiro visitante a atuar no local, em 2005, quando o estádio foi inaugurado. Esta semana marca exatamente o 20º aniversário da arena.

Para quem acompanha o mercado da bola, a conquista do Coventry City reforça a tendência de clubes buscarem controle total de seus ativos patrimoniais. O movimento, de acordo com analistas, reduz riscos financeiros e amplia fontes de receita, como naming rights e eventos não relacionados ao futebol.

Quer continuar por dentro das movimentações que impactam o futebol? Visite nossa página de Mercado da Bola. Se a sua praia é análise pré-jogo, confira as estatísticas em Apostas Esportivas. Para ler mais manchetes do dia, acesse a seção de Notícias.

Fique ligado no Futebol Market para atualizações diárias e não perca nenhum lance do mundo do esporte.

Com informações de BBC News

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Futebol Market
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.