Inglaterra e Canadá entram em campo neste sábado (27), às 16h (horário de Brasília), para disputar a final da Copa do Mundo de Rúgbi Feminino em Twickenham, Londres. O estádio de 82 mil lugares — já com ingressos esgotados há um mês — deve registrar a maior audiência presencial de todos os tempos para uma partida única da modalidade.
As inglesas, líderes do ranking mundial e anfitriãs do torneio, chegam à sétima decisão consecutiva após vencer a França por 35 a 17 na semifinal em Ashton Gate. Com elenco profissional desde 2019, o time soma 32 vitórias seguidas, recorde absoluto, e busca o terceiro título, o primeiro desde 2014, quando superou exatamente o Canadá.
Do outro lado, as canadenses eliminaram as atuais campeãs, a Nova Zelândia, com triunfo de 34 a 19. Apesar de não terem status profissional, as norte-americanas organizaram uma campanha de arrecadação de C$ 1 milhão (cerca de R$ 3,7 milhões) batizada de “Mission: Win Rugby World Cup” para financiar a preparação.
Olho nos destaques
A ala Ellie Kildunne virou o rosto do torneio pelas duas belas corridas para try nas quartas de final contra a França e pelo marketing de seu calçado com estampa de guepardo. No Canadá, a segunda-linha Sophie de Goede, rara especialista em conversões entre jogadoras de sua posição, soma 58 pontos — um a menos que a líder do campeonato, a neozelandesa Braxton Sorensen-McGee.
Mapas das seleções
A Inglaterra é capitaneada por Zoe Aldcroft, recuperada de lesão no joelho sofrida ainda na fase de grupos. O técnico John Mitchell, ex-All Blacks, dirige a equipe com 100% de aproveitamento desde que assumiu em 2023. Já a canadense Alex Tessier comanda o time norte-americano sob orientação do francês Kevin Rouet, treinador principal desde 2022.
Histórico e números
Em 37 confrontos, as europeias venceram 33, com apenas três vitórias do Canadá e um empate. As inglesas levam vantagem nas 13 últimas partidas, incluindo o 21 a 9 da final de 2014 e o 26 a 19 da semifinal de 2022.
Até agora, as Roses marcaram 283 pontos e sofreram 42, enquanto o Canadá anotou 242 e tomou 43. Inglaterra balançou o in-goal 43 vezes, contra 35 tries das norte-americanas.
Transmissão
No Brasil, a final será exibida ao vivo na BBC One, BBC iPlayer e no site da BBC Sport. A emissora abre a cobertura às 12h (de Brasília), com narração de rádio a partir das 11h45.

Imagem: Internet
O duelo que define o terceiro lugar entre Nova Zelândia e França acontece às 8h30, também em Twickenham.
Com a expectativa de recorde de público, a partida coroará um torneio marcado por visibilidade inédita, campanhas históricas e equilíbrio técnico. Agora, resta saber se a hegemonia inglesa continuará ou se o Canadá alcançará o inédito troféu. A resposta virá neste sábado. Acompanhe e não perca nenhum lance!
Com informações de BBC Sport
Se quiser aprofundar o tema, confira a seção de notícias esportivas do Futebol Market.
Para os interessados em probabilidades e cotações, veja também nossos conteúdos de apostas esportivas.
Não deixe de visitar a página inicial em Futebol Market para mais destaques do dia.