Twickenham (Londres) – A seleção inglesa confirmou o favoritismo e levantou a taça da Copa do Mundo de Rúgbi Feminino de 2025 ao derrotar o Canadá por 33 a 13, na tarde deste sábado (27). Diante de um público em festa, o pack de forwards das Red Roses controlou as ações do início ao fim e garantiu o terceiro título mundial do país.
Tries em sequência viram o placar ainda no primeiro tempo
O Canadá começou surpreendendo com um try da ponta Asia Hogan-Rochester logo aos 2 minutos, mas a reação inglesa foi imediata. Ellie Kildunne empatou, Amy Cokayne virou e Alex Matthews somou mais cinco pontos, abrindo 21 a 5. Antes do intervalo, Sophie de Goede diminuiu em penal, fechando a parcial em 21 a 8 para a Inglaterra.
Supremacia no scrum garante vantagem decisiva
Na volta do vestiário, Abbie Ward aumentou para 26 a 8 após forte maul inglês. Mesmo com cartão amarelo para a pilar Hannah Botterman aos 51 minutos, as europeias resistiram à pressão. Hogan-Rochester ainda marcou o segundo try canadense, porém Matthews cruzou novamente a linha aos 68 minutos, selando o placar em 33 a 13 após a conversão de Zoe Harrison.
Kabeya leva prêmio de melhor em campo
A terceira-linha Sadia Kabeya foi eleita Player of the Match. “Foram anos de trabalho para chegar até aqui. Fizemos tudo certo hoje e realizamos um sonho”, declarou, comemorando entre lágrimas com companheiras como Kildunne, Zoe Harrison e Helena Rowland.
Linha do tempo dos principais lances
- 2’ – Try de Asia Hogan-Rochester (CAN) – 5 x 0
- 7’ – Try de Ellie Kildunne (ING) – 5 x 7
- 15’ – Try de Amy Cokayne (ING) – 5 x 14
- 26’ – Try de Alex Matthews (ING) – 5 x 21
- 33’ – Penal de Sophie de Goede (CAN) – 8 x 21
- 41’ – Try de Abbie Ward (ING) – 8 x 26
- 51’ – Cartão amarelo para Hannah Botterman (ING)
- 53’ – Try de Asia Hogan-Rochester (CAN) – 13 x 26
- 68’ – Segundo try de Alex Matthews (ING) – 13 x 33
- 80’ – Fim de jogo: Inglaterra campeã mundial
A vitória confirma o êxito do plano traçado pelo técnico John Mitchell, que apostou na força do scrum e na disciplina defensiva para neutralizar o jogo rápido canadense. O Canadá, por sua vez, lamenta erros de alinhamento lateral e falhas de handling que minaram qualquer chance de reação.
Com o resultado, a Inglaterra soma seu terceiro título, repetindo as conquistas de 1994 e 2014, enquanto as canadenses ficam novamente com o vice-campeonato, assim como em 2014.

Imagem: Internet
Para saber mais sobre as decisões no mundo da bola oval, confira a seção de notícias do nosso site. Se você gosta de analisar probabilidades, visite a área de apostas esportivas e veja as cotações atualizadas. E caso seja novo por aqui, navegue pela página inicial do Futebol Market e encontre outros conteúdos exclusivos.
Inglaterra campeã, Canadá valente, e Twickenham testemunhando mais um capítulo histórico do rúgbi feminino. Continue acompanhando nossos canais para não perder as próximas grandes finais.
Com informações de The Guardian