Inglaterra domina Canadá e conquista Copa do Mundo de Rúgbi Feminino por 33 a 13

Leonardo Monteiro

Twickenham (Londres) – A seleção inglesa confirmou o favoritismo e levantou a taça da Copa do Mundo de Rúgbi Feminino de 2025 ao derrotar o Canadá por 33 a 13, na tarde deste sábado (27). Diante de um público em festa, o pack de forwards das Red Roses controlou as ações do início ao fim e garantiu o terceiro título mundial do país.

Tries em sequência viram o placar ainda no primeiro tempo

O Canadá começou surpreendendo com um try da ponta Asia Hogan-Rochester logo aos 2 minutos, mas a reação inglesa foi imediata. Ellie Kildunne empatou, Amy Cokayne virou e Alex Matthews somou mais cinco pontos, abrindo 21 a 5. Antes do intervalo, Sophie de Goede diminuiu em penal, fechando a parcial em 21 a 8 para a Inglaterra.

Supremacia no scrum garante vantagem decisiva

Na volta do vestiário, Abbie Ward aumentou para 26 a 8 após forte maul inglês. Mesmo com cartão amarelo para a pilar Hannah Botterman aos 51 minutos, as europeias resistiram à pressão. Hogan-Rochester ainda marcou o segundo try canadense, porém Matthews cruzou novamente a linha aos 68 minutos, selando o placar em 33 a 13 após a conversão de Zoe Harrison.

Kabeya leva prêmio de melhor em campo

A terceira-linha Sadia Kabeya foi eleita Player of the Match. “Foram anos de trabalho para chegar até aqui. Fizemos tudo certo hoje e realizamos um sonho”, declarou, comemorando entre lágrimas com companheiras como Kildunne, Zoe Harrison e Helena Rowland.

Linha do tempo dos principais lances

  • 2’ – Try de Asia Hogan-Rochester (CAN) – 5 x 0
  • 7’ – Try de Ellie Kildunne (ING) – 5 x 7
  • 15’ – Try de Amy Cokayne (ING) – 5 x 14
  • 26’ – Try de Alex Matthews (ING) – 5 x 21
  • 33’ – Penal de Sophie de Goede (CAN) – 8 x 21
  • 41’ – Try de Abbie Ward (ING) – 8 x 26
  • 51’ – Cartão amarelo para Hannah Botterman (ING)
  • 53’ – Try de Asia Hogan-Rochester (CAN) – 13 x 26
  • 68’ – Segundo try de Alex Matthews (ING) – 13 x 33
  • 80’ – Fim de jogo: Inglaterra campeã mundial

A vitória confirma o êxito do plano traçado pelo técnico John Mitchell, que apostou na força do scrum e na disciplina defensiva para neutralizar o jogo rápido canadense. O Canadá, por sua vez, lamenta erros de alinhamento lateral e falhas de handling que minaram qualquer chance de reação.

Com o resultado, a Inglaterra soma seu terceiro título, repetindo as conquistas de 1994 e 2014, enquanto as canadenses ficam novamente com o vice-campeonato, assim como em 2014.

Para saber mais sobre as decisões no mundo da bola oval, confira a seção de notícias do nosso site. Se você gosta de analisar probabilidades, visite a área de apostas esportivas e veja as cotações atualizadas. E caso seja novo por aqui, navegue pela página inicial do Futebol Market e encontre outros conteúdos exclusivos.

Inglaterra campeã, Canadá valente, e Twickenham testemunhando mais um capítulo histórico do rúgbi feminino. Continue acompanhando nossos canais para não perder as próximas grandes finais.

Com informações de The Guardian

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Futebol Market
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.