Mirassol (SP) – O técnico Leonardo Jardim defendeu mudanças imediatas no uso do árbitro de vídeo após o empate do Cruzeiro com o Mirassol, neste domingo (data conforme calendário da Série A). O treinador afirmou que a não marcação de um pênalti por toque de mão de José Aldo, ainda no início da partida, evidenciou falhas no protocolo.
De acordo com Jardim, a equipe de arbitragem ignorou a revisão, mesmo com imagens exibindo a bola atingindo primeiro a coxa e, em seguida, o braço do meio-campista adversário. “Eu não sabia que manchete de vôlei era permitida dentro da área”, ironizou o português. “Se o futebol brasileiro não tomar providências, o torcedor vai desacreditar do VAR”.
Treinador sugere dois pedidos de revisão por tempo
Para reduzir equívocos, o comandante celeste propôs que cada clube disponha de duas oportunidades – uma em cada etapa – para solicitar revisão de lances polêmicos, modelo inspirado em modalidades como tênis e vôlei. “Às vezes chamam, às vezes não. Com o desafio, os técnicos poderiam acionar o árbitro quando entenderem que houve erro claro”, afirmou.
Jogadores também criticam arbitragem
O zagueiro Fabrício Bruno endossou as queixas. Segundo ele, o árbitro Bruno Arleu de Araújo “picotou” o jogo e adotou critérios diferentes para cada equipe. “Tudo que fica na dúvida é sempre para o adversário. O pênalti era claríssimo”, disse ao canal SporTV.
Queda de rendimento justificada
Leonardo Jardim ainda explicou por que o time foi dominado no segundo tempo. Com alterações na escalação, seis atletas sem condição de atuar 90 minutos iniciaram a partida. “Ninguém esperava que Walace e Matheus Henrique aguentassem até o fim. Os laterais também se superaram porque não tínhamos reposição. Quem está de fora, às vezes, não entende”, declarou.
O empate manteve o Cruzeiro no bloco intermediário da tabela. A diretoria aguarda posicionamento da Comissão de Arbitragem da CBF sobre o lance contestado.

Imagem: Gustavo Aleixo
Quer saber como o desempenho das equipes impacta os palpites da rodada? Confira a seção de apostas esportivas e veja as cotações atualizadas. Para acompanhar a classificação completa e próximos jogos, acesse a página de notícias. Se perdeu os lances decisivos, o resumo em vídeo está disponível na home do Futebol Market.
Fique de olho em nossas atualizações e receba alertas sobre mudanças nas regras de arbitragem no Brasileirão.
Com informações de Torcedores